PERGUTNAS FREQUENTES

 

Qual a Diferença de Ródio e Prata 925?

Quanto ao tipo de banho ainda surgem muitas dúvidas na hora de comprar a semijoia.

O ródio branco é um metal brilhante e precioso da família da platina, usado para revestir semijoias e outro objetos.

Esse banho também é utilizado para fazer os acabamentos em joias de ouro ou prata 925.

O metal utilizado para a confecção das Joias em Prata é um metal nobre, a Prata. Além do poder antimicrobiano e hipoalergênico.

Muitos metais ocasionam alergia em pelo menos 10% das pessoas que os usam, como níquel e latão. Mas, a prata se comporta ao contrário, as qualidades da prata antimicrobianas e não tóxicas a tornam essenciais em produtos que tenham contato com a pele como brincos, pulseiras, pingentes, colares e anéis.

Essa característica da prata a torna uma opção a muitas pessoas com sensibilidade aos demais materiais e aquelas que entendem os benefícios que a prata tem a oferecer a longo prazo.

A Prata, geralmente recebe um banho para ficar com acabamento ainda mais brilhante, além de garantir mais qualidade a peça, a tornando ainda mais brilhante do que a prata pura ou a banhada em outros metais. Destacamos também, que a peça pode receber diversos tipos de banho, como o banho de ródio branco e o banho de ródio negro.

Além do brilho, o banho em ródio protege a peça contra manchas e arranhões, garantindo uma durabilidade maior a joia em prata.

A qualidade do banho de ródio branco ou prata 925, se dá pela quantidade de recobrimento da peça com camadas desse metal nobre, garantindo a durabilidade do acessório.

Lembrando que essa durabilidade se perde de acordo com o tempo de uso, mesmo que a peça não seja exposta a agentes externos que possam causar desgaste, isso ocorre porque vão se perdendo “essas camadas” de metal nobre.

Cuide bem de sua prata ou semijoia e ela terá uma excelente durabilidade.

 

Pedras Naturais

As pedras naturais estão cada vez mais presentes nas joalherias.

Além de serem formadas totalmente na natureza, encantam pela beleza e exclusividade. Nunca encontramos uma peça totalmente parecida, até mesmo na cor. Suas veias formam desenhos jamais vistos ou copiados, isso que a torna cada vez mais bela e cheia de significados.

Por isso, tanta gente gosta de usá-las como amuleto. Além de sua beleza, também trazem proteção e servem de amuleto.

 

O que são Pérolas Barrocas?

As pérolas são consideradas a rainha das gemas, com diferentes formas e cores. Elas são atemporais e um clássico da joalheria.

Devido às dificuldades em encontrar pérolas naturais, está cada vez mais raro joias com essas pérolas. Para suprir essa falta, o mercado joalheiro,  tem utilizado muito as pérolas barrocas, ou pérolas cultivadas, que são fabricadas com a interferência humana, onde é causada uma irritação dentro do molusco, que ataca o invasor com nácar que ele produz e libera, produzindo várias camadas, que formam a pérola.

As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme.

O formato pode ser circular, oval, em formato de pera ou até sem forma definida. As que não possuem formas definidas são chamadas de pérolas barrocas.