PERGUTNAS FREQUENTES

 

Qual a Diferença Banho de Ródio e Prata 925?

Quanto ao tipo de banho ainda surgem muitas dúvidas na hora de comprar a semijoia.

O ródio branco é um metal brilhante e precioso da família da platina, usado para revestir semijoias e outro objetos, afim de torná-los mais brilhantes, e ser extremamente resistente à corrosão, manchas e arranhões.

Nas semijoias a peça bruta a ser banhada é um metal não nobre.

Esse banho também é utilizado para fazer os acabamentos em jóias de ouro branco ou prata 925.

Quando falamos em jóias em Prata 925, eternizamos a peça, pois o metal utilizado para a confecção da peça é um metal nobre, a Prata, que pode receber um banho de prata 925 ou Ródio.

O banho Prata 925 é um banho mais esbranquiçado e geralmente recebe um verniz para ficar mais brilhante ou até mesmo um banho de ródio.

A qualidade do banho de ródio branco ou prata 925, se dá pela quantidade de recobrimento da peça com camadas desse metal nobre, garantindo a durabilidade do acessório.

Lembrando que essa durabilidade se perde de acordo com o tempo de uso, mesmo que a peça não seja exposta a agentes externos que possam causar desgaste, isso ocorre porque vão se perdendo “essas camadas” de metal nobre.

 

O que são Pérolas Barrocas?

As pérolas são consideradas gemas que a natureza produz. Com diferentes formas e cores, elas são atemporais e um clássico da joalheria.

O mercado joalheiro, disponibiliza, tanto pérolas naturais quanto cultivadas, no entanto, devido às dificuldades em encontrar as pérolas naturais, está cada vez mais raro joias com essas pérolas, o que tem aumentado o cultivo das mesmas.

Embora muitas vezes seja imperceptível a diferença entre as pérolas naturais e as cultivadas, as diferenças existem, e uma delas é no cultivo.

As pérolas cultivadas recebem a interferência humana, onde uma madre pérola é inserida dentro do molusco para esse processo começar e ser mais rápido.

As pérolas perfeitamente esféricas só se formam quando o parasita é totalmente recoberto pelo manto, o que faz com que a secreção de nácar seja distribuída de maneira uniforme.

O formato pode ser circular, oval, em formato de pera ou até sem forma definida. As que não possuem formas definidas são chamadas de pérolas barrocas.